sexta-feira, 30 de abril de 2010

Localidades sérvias disputam vampiro na Justiça

Parece até piada, mas Sava Savanovic, o mais famoso vampiro do folclore da Sérvia, se transformou em motivo de briga entre duas localidades sérvias que o disputam na Justiça. A aldeia de Zarozje prepara uma acusação contra a cidade de Valjevo, ambas no oeste da Sérvia, porque em uma recente feira de turismo esta última usou com sucesso a imagem e a figura de Sava para a promoção do evento.
“Os moradores de Zarozje protestam e não entregarão seu vampiro porque é sua marca própria”, disse Branko Stevanovic, diretor do Centro Turístico de Bajina Basta, o município onde fica a pequena aldeia de cerca de mil habitantes. Lá, ainda existe o moinho de água no qual Savanovic vivia, onde passou sua vida humana e, segundo a lenda, também a de vampiro.
Sava era, da mesma forma que o transilvano conde Drácula, um homem real, viveu no século XVIII e trabalhava em um moinho sobre o riacho Rogacica. Reza a lenda que, depois de morrer, ele retornava ao riacho à noite em forma de vampiro.
Sua figura é o principal personagem de um conto escrito em 1880 por Milovan Glisic, grande nome do realismo sérvio. E aí que está o problema: Glisic é de Valjevo, que reivindica a figura do vampiro e a usou na propaganda da feira. Outro problema: segundo a lenda, o vampiro também esteve ativo nos montes próximos de Valjevo, o que os moradores de Zarozje não aceitam como justificativa.

As autoridades de Valjevo consideram as acusações lançadas por seu vizinhos infundadas. Quem começou a semear a discórdia foi Vladimir Krivosejev, da associação turística “Valjevo para vocês”, que teve a ideia de usar o vampiro como promotor turístico da região. “Para nós, Sava era em primeiro lugar o modo de atrair a atenção na feira do turismo, e tivemos bastante sucesso. Agora, eles usam isto para sua própria promoção”, criticou. Isso tá parecendo novela…
Entrei no site da cidade, www.valjevo.rs, para ver se encontrava alguma imagem do vampiro da discórdia e não achei nada. Mas encontrei uma ilustração nesse site aqui! A figura aí do lado parece ser Sava Saranovic.
** Sava também inspirou o primeiro filme de terror produzido na Sérvia (então Iugoslávia), intitulado Leptirica (Borboleta) e rodado em 1973.

(Com Agência EFE)

fonte:http://www.sobrenatural.org/noticia/detalhar/11775/localidades_servias_disputam_vampiro_na_justica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário